Sindmetro-PE promove live: ACT e Aposentadoria Especial em pauta
Em pouco mais de uma hora o sindicato disponibilizou à categoria, na manhã do dia 23 de junho, um repasse de informações sobre as duas primeiras mesas de negociação entre os sindicatos metroferroviários e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), além de uma troca de impressões entre as assessorias jurídicas do Sindmetro-PE, sobre o julgamento da repercussão geral nº 709, que trata da Aposentadoria Especial.
A transmissão ocorreu pela página do sindicato no Facebook e contou com o presidente Adalberto Afonso, além da advogada Nathalia Brito e do advogado Sávio Delano.
Com uma repercussão geral positiva entre os que acompanharam a live, Adalberto trouxe as impressões de como está ocorrendo as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021, pontuando o novo contexto de reuniões virtuais, exigidas por conta da pandemia de Coronavírus, o pouco contato e interação humana e o atraso na divulgação de informações que toda essa situação provoca. O presidente abordou ainda as ações que a direção do Sindmetro-PE tem tomado, na exigência de que a empresa disponha de condições de trabalho satisfatórias aos metroviários pernambucanos, nesse novo momento de convívio social.
Já os advogados, responderam perguntas objetivas de situações especificas para os enquadrados na aposentadoria especial. Casos em que o aposentado continua trabalhando; situações de manutenção do trabalho em situação de risco; circunstancias em que o INSS pode cessar o pagamento do benefício entre outros casos, como abordado pelos advogados que devem ser avaliados cenário à cenário e que para isso será disponibilizado no site do sindicato um documento para estudo de casos, dirigidos aos trabalhadores nessa situação.