Sindmetro-PE destaca dedicação dos metroviários (as) que mantêm o sistema ferroviário ainda de pé
O Sindmetro-PE, junto com outros representantes metroviários (as) do país, participou, nesta quinta-feira (06), da videoconferência realizada pelo Sindicato dos Metroviários do Estado do Rio de Janeiro (SIMERJ). A videoconferência que teve como tema principal “O Metrô Que Nós Queremos” teve como objetivo abordar a luta pela reestatização e os embates contra a privatização do sistema metroviário.
Durante a transmissão, metroviários e metroviárias abordaram as inúmeras demissões de trabalhadores e o quanto isso torna deficiente um sistema de transporte que atende boa parte da população, além da obrigação de cumprir o papel junto com a sociedade, priorizando a ideia de sistema de transporte em que o trabalhador(a) seja inserido.
Pontos como a lucratividade das grandes empresas e a falta de interesse de investimentos vindos do Governo Federal, também foram abordados durante a transmissão ao vivo que deu espaço para o presidente do Sindmetro-PE, Adalberto Afonso como representante dos metroviários de Pernambuco, ressaltar a dedicação e o esforço da categoria e afirmar que o sistema ferroviário resiste graças a dedicação dos companheiros e companheiras metroviárias, frisando também a falta de investimento no sistema e o quando isso dificulta o desenvolvimento do metrô como um transporte público de qualidade.
Na videoconferência também foi debatida a importância de como levar o debate sobre os riscos da privatização para a população e quais os argumentos, além do salário, os metroviários (as) devem ter com a sociedade, fazendo uso da grande mídia. O impasse com as grandes empresas do transporte rodoviário, tarifas acessíveis e a luta dos sindicatos para diminuir a vulnerabilidade de trabalhadores e trabalhadoras devido a pandemia da Covid-19 também foram temas da live.