Sindmetro-PE Denuncia CBTU no MPT e Alerta sobre Greve Ambiental
Sindicato cobra providências sobre a Falta de Segurança
Na Iminência do Carnaval e do temido dia do “Galo da Madrugada” a CBTU até hoje não apresentou ao Sindicato o Plano de Operação e de Segurança dos(as) Trabalhadores(as) para esse momento crítico.
A falta de providências efetivas diante dos casos diários de Assaltos, Agressões, Assédios, e tantas outras violências, demonstra descaso com a vida dos usuários(as) e metroviários(as), notadamente com o nosso pessoal de Operação que está de frente com o perigo.
Por isso o nosso Sindicato mais uma vez denunciou a CBTU através de um Pedido de Mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) no sentido de buscar soluções para antigos e graves problemas.
No Pedido de Mediação, que foi agendado (veja o agendamento aqui) para o dia 28 de Fevereiro, às 14:30h, os advogados do Sindicato ressaltam o não cumprimento de ordem judicial de 2016 por parte da CBTU e expõe o conceito de greve ambiental, uma vez que todas as ocorrências relatadas configuram as características para incidência desse tipo de paralisação, conforme se lê em trecho do Pedido:
“Muito embora o conceito de greve ambiental seja pouco conhecido, ele se define como uma paralisação que visa implementar condições de trabalho adequadas e seguras. Segundo a Ilustre Ministra Kátia Magalhães Arruda do Colendo Tribunal Superior Trabalho, para a análise dos requisitos de validade da greve ambiental devem ser considerados dois tipos de situação: os riscos comuns, em que os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho, e os riscos incomuns, graves e iminentes, em que o risco para a saúde, integridade física e para a vida do trabalhador é imediato”.
A Mediação vai acontecer na quinta-feira(28), às 14:30h, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, localizada na Rua Conselheiro Portela, nº 531, Espinheiro. A Diretoria do Sindicato não descarta a proposição de uma Paralisação caso a Diretoria da CBTU não apresente nenhuma proposta, mesmo que emergencial, para amenizar um pouco os efeitos de tanta violência.
A Diretoria do Sindicato tem trabalhado incansavelmente na Luta por Segurança e Condições de Trabalho denunciando, exigindo providências, apoiando a contratação dos concursados, lutando pela regulamentação da Polícia Ferroviária Federal, mas também sabe que sempre se pode fazer mais.
E é nesse sentido que o Sindicato reitera o compromisso de defender o bem maior que é a vida e, mais uma vez, apela para o Poder Público no sentido de pressionar a empresa para assumir as responsabilidades sobre a segurança dos trabalhadores(as) da companhia e de quem usa o metrô do Recife.
Sindmetro-PE. Sindicato que Luta, que Cuida, que Faz.
.