Sindicatos vão a Brasília em Busca de Soluções
Após a comunicação (informal), por parte da empresa, de que a segunda rodada de negociação (marcada para 08 e 09 de maio em Recife) estaria cancelada, os Sindicatos de Base CBTU receberam convocação do Tribunal Superior do Trabalho – TST para uma reunião em regime de urgência em Brasília.
A convocação foi encaminhada pelo Juiz Auxiliar da Vice Presidência do Tribunal Superior do Trabalho e assessor da Vice-Presidencia no TST, Rogerio Neiva Pinheiro, e tem como fato gerador a apresentação, por parte da CBTU, de um Procedimento de Mediação e Conciliação Pré-Processual na tentativa de se chegar a uma solução, por composição, entre a empresa e os trabalhadores, quanto à negociação coletiva referente aos períodos de 2017/2018 e 2018/2019.
Quanto à mediação do TST, não há nenhum fato novo, uma vez que o próprio TST, através do gabinete da Presidência, já havia sinalizado com essa possibilidade e disposição de apoio para as negociações do ACT 2018/2019. No entanto, no documento de convocação dos Sindicatos para a reunião do dia 08 de maio o TST menciona no pedido da CBTU uma negociação ainda sobre o ACT 2017/2018, que já se encontra em Processo de Dissídio e que tem data provável para desfecho no dia 14 de maio na reunião da Seção de Dissídio Coletivo.
A Bancada Sindical entende que, diante das longas e exaustivas tratativas já realizadas sobre o Acordo Coletivo 2017/2018, não haveria do que se falar sobre o ACT 2017/2018 a não ser a imediata aprovação do índice de reajuste como defendido pelo Exmo. Sr. Ministro Maurício Godinho e com o devido pagamento dos valores retroativos.
Os Dirigentes do Sindmetro/PE seguem para Brasília com o Presidente Getúlio Basílio e o Coletivo dos Sindicatos, atendendo à convocação em sinal de disposição e boa vontade para participar do processo de mediação e conciliação, mas tendo claro e consignado o compromisso inegociável com a defesa dos interesses da Categoria e da Classe Trabalhadora diante do atual contexto político e econômico.
A reunião no TST está prevista para se realizar no dia 08/05/2018, com início às 13:30h, na sede do TST em Brasília e a Base será de tudo informada pelo Coletivo dos Sindicatos a medida em que se conheçam os elementos concretos a serem postos pela CBTU e pelo Governo Federal sobre a mesa.