Trens (VLTs) Sucateados Denunciam Má Gestão no Metrô do Recife
Enquanto o Metrô do Recife Opera no Limite de um Colapso o Ministério das Cidades quer jogar mais gente no sistema
Trens (VLTs) que operam no sistema metroviário do Recife custaram aos cofres públicos R$ 69 Milhões de reais e dos nove que foram comprados no ano de 2012 talvez três ainda estejam operando nos trechos Cajueiro/Cabo e Cajueiro/Curado.
O atual superintendente do Metrô do Recife completa, em maio, um ano à frente da operação do metrô do Recife, praticamente o mesmo tempo do ministro das cidades. O que eles e seus representantes tem em comum? O não cumprimento de nenhuma das promessas de solução dos Problemas no Metrô do Recife, onde tudo continua do mesmo modo!
A duplicação da via no trecho para o município do Cabo nunca foi concluída e a população que é atendida pelo serviço sofre todos os efeitos do sucateamento do mesmo modo que os funcionários sofrem com a falta de estrutura nas estações além dos graves problemas decorrentes à falta de segurança.
Em 2015 o Sindmetro/PE paralisou os serviços do VLT por conta de graves problemas apresentados nos trilhos que estavam se partindo em alguns locais e até hoje esses trens rodam com velocidade reduzida por conta de não haver os níveis de confiabilidade adequados nos trilhos. Mas, ignorando tudo isto, o Ministério das Cidades e os Gestores do metrô do Recife continuam trabalhando para reativar um trecho de VLT para atender aos empresários do complexo de SUAPE.
Quanto será necessário para recuperar esses VLT´s? E a duplicação da VIA? E a segurança dos trilhos desse trecho quem vai garantir? E as comunidades que são servidas por este (des)serviço vão continuar sendo penalizadas? E as estações vão ser reformadas para oferecer condições dignas aos trabalhadores e usuários? O que garante que os serviços vão ser concluídos? Quanto vai custar tudo isto?
Aonde estão os recursos prometidos, Ministro? E esses recursos para reativar o trecho de SUAPE não deveriam ser aplicados na reforma dos trens que estão fumaçando e pegando fogo e com todos os para-brisas trincados? E quanto aos problemas de falta de segurança: nem as tais câmeras super-hiper-mega foram implantadas.
Até quando metroviários e metroviárias vão ter que ser heróis e heroínas todos os dias para manter o sistema funcionando? Senhores gestores assumam seus papéis e cumpram com os deveres de sua funções públicas.
O Sindmetro/PE vai continuar cumprindo com o seu papel, cobrando e denunciando essas e outras incoerências, inconsistências e abusos em defesa dos trabalhadores e da população que segue utilizando o sistema sem noção de todos os riscos que corre e dos equívocos que se repetem na gestão do metrô do Recife.