Vitória da categoria: assinatura do Acordo Coletivo Especial assegura manutenção dos empregos
Na terça-feira (12), pela manhã aconteceu no Palácio do Planalto, foi oficialmente assinado o Acordo Coletivo Especial (ACE) que assegura a transferência dos trabalhadores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para outros órgãos do governo federal, caso as superintendências regionais que operam o metrô nas cidades de Recife, Natal, João Pessoa e Maceió sejam concedidas à iniciativa privada. A assinatura marca uma etapa concluída de um ano de intensas negociações e lutas dos sindicatos representativos dos metroviários, envolvendo também figuras políticas e autoridades do governo comprometidas com a situação dos trabalhadores e trabalhadoras.
A mobilização teve início há cerca de um ano, quando começaram as negociações em torno da garantia dos empregos dos trabalhadores da CBTU. Ao longo desse período, sindicatos de quatro estados — Sindmetro-PE (Pernambuco), Sinfeal (Alagoas), Sintefern (Rio Grande do Norte) e Sintefep (Paraíba) — uniram forças para garantir a proteção dos postos de trabalho da categoria.
Lideranças sindicais como: Leonardo Félix do SINA, Valeir da Direção Nacional da CUT, os empregados (as) Mônica Holanda, Breno Bernardo, Renato Marinck e outros membros da categoria que foram peças-chave nesse processo, reforçando a luta e trazendo o apoio de aliados externos para fortalecer a demanda de trabalhadores.
A articulação contou com o envolvimento de cinco ministérios do governo federal — Ministério da Gestão e Inovação, Ministério do Trabalho, Casa Civil, Ministério das Cidades e a Secretaria Geral da Presidência da República. Também participaram vários parlamentares, incluindo o deputado Renildo Calheiros (PCdoB), o deputado Túlio Gadelha (Rede), o deputado Carlos Veras (PT), o senador Humberto Costa (PT) e a senadora Teresa Leitão (PT). O apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a participação da direção da CBTU foram igualmente essenciais para o sucesso das negociações.
O caminho até a assinatura do ACE foi marcado por constantes idas e vindas a Brasília e reuniões mensais, nas quais diversos pontos sensíveis frequentemente se tornaram impasses. Porém, os sindicatos nunca desistiram, mantendo-se firmes em seu propósito e confiantes na conquista desse direito. A Comissão Paritária, formada pelos sindicatos representativos dos estados envolvidos, encontrou-se unida, superando cada obstáculo com determinação e renovando a esperança de alcançar o acordo esperado.
Com a assinatura oficial do Acordo Coletivo Especial, os representantes sindicais — Luiz Soares (Sindmetro-PE), Jorge Luiz (Sintefern), Ademar Passos (Sinfeal), Arinaldo Santos (Sintefep) e Leonardo Félix (SINA) — celebraram a conquista e agradeceram à categoria metroviária, que apoiaram firmemente a luta desde o início. A cerimônia contou com a presença da senadora Teresa Leitão, que destacou o comprometimento de todos com a causa dos trabalhadores. Agora, os sindicatos voltam sua atenção para a retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND) e a complementação de direitos dos empregados da companhia. A luta continua!