Sindmetro-PE realiza articulação com a Equipe de Transição do Governo Lula-Alckmin

O Sindmetro-PE realizou uma grande articulação em Brasília-DF com a Equipe de Transição do Governo Lula-Alckmin nesta semana, na luta contra o sucateamento que a CBTU vem sofrendo no Recife. Também foi colocado a necessidade de manter a CBTU pública e que o Governo Federal realize o seu papel, mandando as verbas necessárias para manutenção e os investimentos que precisam ser realizados para melhorar a vida da população que precisa do Metrô.

Com essa pauta, o presidente do Sindmetro-PE e vice-presidente da Fenametro-PE, Luiz Soares e o diretor de Estudos Socioeconômicos do Sindmetro-PE, Varlindo Nascimento, realizam conversas importantes e entregaram o Manifesto mostrando a atual situação do Metrô e os problemas que a população pernambucana tem enfrentado, graças ao desmonte orquestrado pelo Governo Bolsonaro no Metrô do Recife.

Em Brasília no Centro Cultural do Banco do Brasil, o Sindmetro-PE participou da reunião com o grupo temático das Cidades de transição do Poder Executivo Federal do Governo Lula, que se iniciará em 1 de janeiro de 2023.

Os integrantes do grupo temático das Cidades Guilherme Boulos e Ermes Costa receberam os documentos do sucateamento e do projeto de expansão do Metrô do Recife, ambos as séries de reportagem especiais produzidas pelo Blog do Jamildo, em parceria com o Sindicado dos Metroviários de Pernambuco.

O Manifesto também foi entregue a Flávio Dino, que também integra a equipe de transição do Governo Lula e firmou o compromisso com à população recifense e os metroviários com a valorização do serviço público. “O presidente Lula tem deixado muito claro a sua visão de valorização do serviço público como caminho para obtenção de direitos. O transporte é um direito fundamental”.

A senadora eleita Teresa Leitão também indicou que articulará, no Senado e na Câmara dos Deputados, plenárias a fim de discutir os problemas do sucateamento que o Metrô do Recife vem sofrendo nos últimos anos pelo Governo Bolsonaro e que levou o sistema a parar, em algumas ocasiões, por falta de verbas para manutenção.

O Sindmetro-PE também se reuniu com os deputados federais, Paulo Teixeira (SP) e Henrique Fontana (RS), ambos do PT, para falar sobre a situação da CBTU.

O senador de Pernambuco, Humberto Costa, o deputado federal Túlio Gadelha, o prefeito de Diadema-SP e coordenador da equipe de transição do GT Cidades do Governo Lula-Alckmin, José Felipe e o arquiteto, urbanista e professor universitário da equipe de transição do Governo Lula-Alckmin, Nabil Bonduki também participaram da reunião e reiteraram a necessidade de mais investimentos para que o Metrô possa atender à população de maneira eficiente e com qualidade.

Durante a reunião Mobilidade GT Cidades, na quinta-feira (24), em Brasília-DF, foram abordados dois temas para as questões emergenciais para a Comissão de Transição - Cidades.
- Impedir o leilão de Privatização da CBTU/BH, marcado para o dia 22/12/2022.
- Retirar a Trensurb; CBTU/BH; CBTU/Recife do PND - Plano Nacional de Desestatização

No retorno para Recife, o Sindmetro-PE marcará reunião com a equipe de transição da governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra, para tratar da pauta do Metrô do Recife, bem como, com o prefeito da cidade do Recife, João Campos que integra a equipe de transição das cidades do Governo Lula.