Sindmetro-PE acompanha as movimentações da governadora Raquel Lyra que terá reunião com o Presidente Lula

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco já solicitou uma reunião com a governadora Raquel Lyra, para entregar o dossiê mostrando todo o sucateamento do Metrô e o projeto de expansão, que revelado através das denúncias feitas pelo Sindmetro-PE e o Conselho Regional de Engenharia, conjuntamente com o Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô, em uma série exclusiva no Blog do Jamildo.

O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, também falará sobre a taxação dos impostos na energia de tração no horário de pico, que atualmente é bastante alta. “Precisamos falar sobre esse assunto também, pois a governadora precisa estar por dentro da real situação do Metrô e estamos atentos a toda movimentação que a governadora vem fazendo. Na semana passada, provocamos para um encontro na perspectiva de buscar caminhos para que possamos resolver a situação do Metrô do Recife, garantindo assim o ir e vir da população”, explicou Luiz.

O Sindmetro-PE quer mostrar a governadora, através de números e da realidade em si, que a privatização não é a melhor solução, e sim, a chegada de verbas de investimentos e de custeio para o sistema, pois durante o governo Bolsonaro, as verbas solicitadas foram negligenciadas, causando os mais variados problemas que estão relatados no dossiê.

A reunião com o ministro Jáder Filho acontecerá na próxima quinta-feira (26), um dia antes da reunião do presidente Lula com os governadores do Brasil, onde Raquel estará participando.

Na semana passada Luiz participou do encontro entre os sindicalistas e o Presidente Lula. Na reunião, foram abordadas várias pautas trabalhistas, com destaque na valorização do salário mínimo. “Aproveitamos a oportunidade para conversarmos com Márcio Macêdo, em sua sala que está localizada no gabinete do presidente Lula, ele recebeu a nossa pauta com muita preocupação. Na quinta-feira, tivemos com a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, para retirarmos a CBTU e TRANSURB do PND e trazer recursos financeiros para manutenção e investimentos do Metrô do Recife”.”.

O presidente do Sindmetro-PE informou que foi entregue em mãos todo sucateamento proposital, além do projeto de expansão do Metrô ao próprio presidente Lula. “Tenho a certeza que o presidente Lula e o ministro Jáder Barbalho Filho compreenderão a nossa pauta reivindicatória, na perspectiva de retirar a CBTU e a Transurb do PND e garantir os recursos financeiros necessários para manutenção e investimentos no nosso sistema. É sabido por todos os segmentos da sociedade, imprensa pernambucana e nacional a problemática que enfrentamos com a falta de recursos para o Metrô do Recife”.

O Sindmetro-PE aguarda a resposta da governadora para o encontro e reafirma o compromisso de lutar para um Metrô público, estatal e de qualidade para toda à população.