Metroviários criticam fechamento do metrô aos domingos; entenda motivo
Após o Metrô do Recife anunciar que o modal da cidade ficará sem funcionar aos domingos a partir de setembro, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) apresentou uma nota de repúdio pela decisão.
Segundo o presidente da organização, Luiz Soares, foi unilateral a decisão de interromper o funcionamento do Metrô do Recife aos domingos para realização de obras de manutenção corretiva nas linhas Centro e Sul.
Ainda conforme o sindicato, o fechamento do metrô foi decidido sem uma justifica e planejamento prévio, o que, segundo a categoria, prejudicou mais de 40 mil usuários.
"Essa decisão desrespeita não apenas os trabalhadores do metrô, mas também as milhares de pessoas que dependem do sistema para chegar aos seus compromissos de trabalho e lazer também aos domingos", afirma Luiz Soares, presidente do sindicato da categoria.
A decisão da gerência de manutenção acatada pela superintendente da STUREC, Marcela Campos, também não foi bem vista pelos usuários do sistema que se manifestaram nas redes sociais.
"Não tem um cronograma para resolver o tal problema? Tem que ter prazo, sim! E como vai ficar o deslocamento dos eleitores no dia que precisarão exercer seu direito de votar? E quem vai prestar concurso público ou a prova do ENEM, fica na mão?", comentou um internauta numa página paralela criada para divulgar ações e denúncias do metrô, intitulada @usuariosdometro
Diálogo com a CBTU
O sindicato informou que a diretoria da entidade solicitou o planejamento detalhado das atividades de manutenção, mas até o momento não recebeu uma resposta satisfatória.
Ainda conforme o sindicato, as atividades de manutenção realizadas no primeiro domingo de fechamento, em 1º de setembro, não justificam a suspensão do serviço de transporte. Alegam, ainda, que a falta de maquinários e peças de reposição adequadas reforça a falta de necessidade de tal paralisação.
"Entendemos que algumas manutenções precisam ser feitas nos finais de semana, mas não há justificativa para suspender completamente o transporte de pessoas por um dia inteiro a cada semana" , destaca Luiz Soares.
Metrô do Recife: um problema
No mês de julho, o Blog do Jamildo foi o primeiro portal a noticiar que a governadora admitiu que a estadualização do metrô era uma possibilidade, durante entrevista.
Raquel falou da necessidade de garantir investimentos para o metrô e apontou o déficit no número de usuários que usam o sistema de trens do Recife após a pandemia. "O que a gente precisa é garantir que o metrô volte a ter investimento e permitir que as pessoas trafeguem com segurança. O metrô no seu auge, antes da pandemia, conseguia transportar cerca de 350 mil até 400 mil pessoas por dia, hoje está em torno de 60 mil. Presta um serviço ruim, não tem segurança para quem tá transitando nele e quebra o tempo inteiro", afirmou a governadora.
Na mesma entrevista, Raquel Lyra informou que conseguiu garantir cerca de R$ 200 milhões para investimentos no metrô e disse buscar um entendimento com o governo federal e o BNDES para chegar a uma solução.
O que diz a CBTU?
A reportagem buscou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. Espaço segue aberto.
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