Metroviários aprovam propostas de pautas e avançam em negociações para Acordo Coletivo 2024-2025
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco realizou uma Assembleia Geral na quinta-feira, dia 22 de fevereiro, para definir os rumos dos/as trabalhadores/as do setor. Em pauta, estava a discussão e aprovação dos pontos fundamentais para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) referente aos anos de 2024 e 2025. Com a participação ativa da categoria, todos os pontos propostos foram debatidos e, por decisão majoritária, aprovados, sinalizando um avanço significativo nas tratativas entre o sindicato e a CBTU.
Além disso, durante a reunião, foram escolhidos os representantes dos/as metroviários/as que acompanharão as rodadas de negociações do referido acordo coletivo. Esses representantes, um de cada setor, foram eleitos para assegurar a voz e os interesses de cada segmento da categoria. Assim, Mônica Holanda será a voz da Administração, Rinaldo Lins representará a Operação e Silvio Frazão estará à frente da Manutenção.
A Assembleia não se limitou apenas à aprovação dos pontos da pauta. Ela também concedeu poderes ao Sindmetro-PE para negociar e assinar o Acordo Coletivo de Trabalho, além de autorizar a instauração de dissídio coletivo perante a CBTU e a possibilidade de decretar greve, caso necessário.
Dentre os pontos discutidos e aprovados, destacam-se:
1- Apresentação e aprovação do Acordo de Escalas de Trabalho;
2- Apresentação e aprovação da pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo 2024/2025;
3- Aprovação da contribuição assistencial para custeio da campanha salarial;
4- Escolha de um representante da Administração (Mônica Holanda), da Operação (Rinaldo Lins) e da Manutenção (Silvio Frazão) para acompanharem as rodadas de negociações do Acordo Coletivo 2024/2025;
5- Conferência de poderes ao sindicato para negociar e assinar Acordo Coletivo de Trabalho, instaurar dissídio coletivo perante a CBTU e decretar greve.
Com esses passos firmes e deliberados, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco demonstra sua determinação em defender os direitos e interesses dos trabalhadores, garantindo condições dignas de trabalho e benefícios justos para a categoria.