Metroviários aprovam o ACT 2023 /2024 para ser discutida na Mesa de negociação com a CBTU

O Sindmetro-PE realizou na noite da terça-feira (14), a primeira Assembleia Geral do ano, discutindo a Campanha Salarial 2023-2024 e discutindo diretamente com a categoria, os pontos da pauta. O documento foi enviado de forma online para que cada metroviário e cada metroviária refletisse todas as cláusulas e, caso tenha, traga suas ressalvas nos pontos para serem analisados e votados.

Antes do início da reunião, panfletos explicando todo o desmonte feito, durante o Governo Bolsonaro, para sucatear e entregar a CBTU para a iniciativa privada, além de relatos reais alguns metrôs do Brasil que são privatizados e não funcionam com qualidade e segurança, pois o único que pode suprir todas as necessidades do Metrô é o Governo Federal.

Durante a Assembleia foi lida a proposta e a categoria pôde sugerir alterações em alguns artigos, incisos e parágrafos do ACT, que serão incorporados em um novo texto e serão analisadas na reunião dos representantes dos sindicatos que compõem a base da CBTU - o Sindicato dos metroviários e metroviárias de Pernambuco (SINDMETRO-PE), Sindicato dos Ferroviários do RN (SINTEFERN), Sindicato dos Trabalhadores Emp Ferroviárias PB (SINTEFEP), Sindicato dos Trabalhadores nas Emp Ferroviárias do Est de Alagoas (SINFEAL) e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil -, nos dias 23 e 24 de fevereiro. No dia 28 de fevereiro será protocolado na CBTU, a redação final do ACT 2023-2024.

Também foram escolhidos os delegados e delegadas que irão acompanhar o Acordo Coletivo de Trabalho, sendo um representante da Administração, um representante da operação e um representante da manutenção.

Administração: Mônica Holanda (delegada) e Eduardo Soares (suplente)
Operação: Joedson José da Silva (delegado) e César Augusto (suplente)
Manutenção: Frederico Haeckel (delegado) e Moisés José de Santana (suplente)

Outro ponto debate foi sobre a representatividade do Sindmetro-PE no Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024 junto a CBTU, bem como se for o caso instaurar dissídio Coletivo de Trabalho e decretar greve.

Foi declarado na Assembleia que ela será de caráter permanente até a conclusão do processo de negociação coletiva.

O Sindmetro-PE garante efetiva transparência na votação, em que a maioria aprovou a construção da nova sede, na Assembleia. Será formada uma comissão que acompanhará todos os processos de tomada preços,orçamento/licitação das empresas, prazo de execução e acompanhamento da obra da demolição da sede antiga e construção da nova sede do Sindmetro-PE.

Todas as etapas, do início ao fim, a categoria será informada com prestação de contas.