Informe Sindical - ACT

A Comissão Paritária do Acordo Coletivo Especial (ACE) da CBTU teve mais um dia intenso de trabalho, com quatro reuniões na quarta-feira, 28 de fevereiro, em Brasília, DF.

Pela manhã, a Comissão esteve com os assessores do Ministro do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ronaldo Crispim e Edmilson. Na ocasião, foram feitas as tratativas sobre a Minuta do ACE. O Governo Federal se reunirá na próxima segunda-feira, 4 de março, para discutir os últimos detalhes, com uma boa probabilidade de aprovação.

Logo após, a reunião foi com José Zunga, Chefe do Gabinete da Presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, para algumas movimentações na perspectiva da aprovação do ACE.

Após o almoço, houve uma reunião com o Coordenador do Ministério das Cidades, Rafael Zuim, para tratar de assuntos referentes ao ACE e do pós-ACE.

Finalizando as reuniões do dia, o encontro foi com Carlos Abicalil, que é Chefe de Gabinete da Senadora Teresa Leitão (PT-PE), onde foi tratado de forma especial do ACE e da sua perspectiva de aprovação. Além disso, reforçamos o apoio indiscutível da Senadora ao ACE e como proceder no pós-acordo.

Portanto, as reuniões que ocorreram na terça-feira (27) e quarta-feira (28) foram fundamentais para avançarmos para a última fase desse Acordo Coletivo de Trabalho - ACE, ou seja, para a iminente assinatura pelas partes interessadas.

Na reunião participaram a Coordenadora do ACE, Mônica Holanda, o Presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares de Oliveira, o Presidente do Sindicato dos Ferroviários do RN, Jorge Luiz, e o Representante da CBTU, Renato Mayrink.