Em articulação, presidente do Sindmetro-PE se reúne com Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia
O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, teve reunião com Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia.
A Senadora Teresa Leitão (PT-PE), articulou reunião com a Diretora do Departamento de Políticas de Pessoal e Previdência Complementar, Sra. Jussara Valadares; o Coordenador Geral, Cristian Vieira de Castro; e o assessor parlamentar, André Bucar; da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia, na pauta o processo de Acordo Coletivo de Trabalho na CBTU. Reunião aconteceu ontem, às 10h, no Ministério da Economia.
Estiveram participando o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, que representou os Sindicatos da base da CBTU; José Cleofas - Presidente do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba; Mônica Holanda - Coordenadora da Comissão Paritária eleita na reunião do Acordo Coletivo de Trabalho 2023; e o Sr. Leonardo Félix - Diretor do SINA. Na pauta foi abordado alguns pontos importantes do Acordo Coletivo de Trabalho, para garantir melhores condições de vida digna e a garantia dos empregos da categoria metro-ferroviária da empresa CBTU.
O Presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, fez uma explanação da importância que tem o ACT2023 para categoria, ressaltando três Cláusulas:
?? O Piso Salarial de Nível 115;
?? A cláusula 53 que trata da Movimentação para outros órgãos públicos federais em caso de privatização;
?? A cláusula 54 que trata da estabilidade do vínculo empregatício público federal por 10 anos.
Em seguida, Mônica Holanda, Coordenadora da Comissão Paritária eleita da ACT2023, apresentou relatório de viabilidade das cláusulas 53 e 54. Logo após, Leonardo Félix, diretor da SINA, ressaltou as cláusulas 53 e 54 para a garantia do emprego dos metroviários, caso venha ocorrer um processo de privatização, citando como exemplo o que foi feito na defesa dos empregos dos trabalhadores da INFRAERO; José Cleofas, Presidente do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba, reforçou a importância dessas cláusulas para categoria.
A SEST ficou de analisar a proposta apresentada e com muitas possibilidades de aprovação, conforme pronunciamento da diretora, Jussara Valadares.