Após diversas tentativas, a governadora Raquel Lyra finalmente se reuniu com os metroviários
Depois da cobrança pelo presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, ontem, 11 de setembro, durante o lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, para que ele se reúna com os metroviários, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, resolveu a participar da reunião.
A primeira solicitação de reunião com a governadora, Raquel Lyra, foi no mês fevereiro, no lançamento do Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô em 2023, que aconteceu no CREA-PE. Após sete meses, apenas agora, a gestora se reuniu, juntamente com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a Secretária Executiva da Casa Civil, Miriam Belchior.
O deputado Federal Túlio Gadêlha, que participou da comissão do Congresso que veio ao Recife verificar o sucateamento, ao lado de Humberto Costa, também participou da reunião improvisada com Rui Costa e a governadora.
O presidente do Sindmetro-PE afirmou a importância da reunião com a governadora ter acontecido antes e informou os vários convites feitos ao Governo do Estado, sem retornos. "Eu sei da preocupação do Governo Estadual com o metrô do Recife, mas quem está mais preocupados somos nós que estamos passando por muitas dificuldades, enquanto o grande sucateamento, nos últimos quatro anos, por parte do Governo Federal anterior", disse.
Luiz ainda informou sobre o encontro com Lula, durante à época da Campanha, onde o presidente entendeu a necessidade da retirada da CBTU do PND e se comprometeu à ajudar o metrô do Recife. O ministro Rui Costa confirmou que o Governo Federal solicitou os estudos e que eles irão durar 1 ano.