Mesa Nacional de Negociação (Agosto 2018)
Em reunião da Mesa Nacional realizada no dia 23 de agosto a CBTU iniciou com uma exposição sobre todo o tramite do Plano de Demissão Voluntária (PDV) até o atual momento, informando que o Plano já foi encaminhado ao SEST para análise e posteriormente ser apresentado ao Ministério do Planejamento.
A empresa também ressaltou que tomou conhecimento que já não existe nenhum impedimento dos órgãos de controle quanto à negociação para quitação da dívida da CBTU para com a REFER.
Quanto à revisão do PES a CBTU informou que esta será novamente colocada para apreciação da Diretoria Colegiada da empresa. A CBTU informou que a previsão para retomada da discussão para implementação da Progressão por Desenvolvimento só poderá ocorrer a partir de 2019, após o término da vigência do Concurso Público e os sindicatos se encarregaram de apresentar sugestões para tal progressão.
Sobre a Paridade (complementação) a CBTU esclareceu que a solicitação interna do requerimento dos trabalhadores e trabalhadoras foi alterado por ela estabelecendo o reconhecimento funcional em um novo modelo. Contudo, o requerimento ainda segue para apreciação no Departamento de Órgãos Extintos de Gestão de Folha de Pagamento – DEPEX.
No que se refere às vagas do Concurso Público de 2014, a empresa informou aos sindicatos que está aguardando a deliberação do aumento do quantitativo de quadro de pessoal para que a convocação dos demais candidatos aprovados dentro do número de vagas aconteça.
Em relação ao retorno dos aposentados pela Especial para área de risco o Sindmetro/PE solicitou esclarecimentos sobre os procedimentos adotados pela CBTU e a empresa informou que o assunto está sob análise do jurídico da Administração Central. O Sindmetro/PE então sugeriu à empresa que seja suspenso o retorno destes trabalhadores à área de risco enquanto a CBTU não tiver um parecer jurídico, a fim de não colocar em risco a Aposentadoria Especial desses funcionários.
Na reunião estiveram presentes, além do Sindemtro/PE, representantes do Sindicato dos Ferroviários do Rio Grande do Norte, Alagoas, Ferroviários da Paraíba, Ferroviários do Nordeste, Central do Brasil, Sindimetro-MG e das Federações FITF e FENAMETRO.
Clique aqui para conferir a ata da 1ª Mesa de Negociação do ACT 2017/2018.