Dia Mundial Sem Tabaco
Campanha visa aumentar a atenção para os riscos do tabagismo
Por: Erwin Araújo – Diretor de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente
O dia foi criado em 31 de maio de 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Organização, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo (17,7 milhões de pessoas todos os anos). No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por quase 30% de todos os óbitos registrados no país anualmente, em muitos casos, em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 64 anos de idade).
Os nãos fumantes, que respiram a fumaça do tabaco, têm risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas em 25 a 30%. Para aqueles que param de fumar, após um ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade. O tabagismo é responsável por mais de dois terços dos casos de câncer de pulmão é a principal causa de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o tabagismo também piora os sintomas da asma.
Portanto, a campanha do Dia Mundial Sem Tabaco 2019 visa aumentar a atenção para: Os riscos do tabagismo ativo e do fumo passivo; Os danos do fumo para a saúde pulmonar; A magnitude de doenças e causas de morte em todo o mundo relacionadas ao tabaco, incluindo câncer de pulmão e doenças respiratórias crônicas; As evidências da relação entre o tabagismo e as mortes por tuberculose; As implicações do fumo passivo para a saúde pulmonar em diferentes faixas etárias; A importância de manter a saúde pulmonar para a saúde de todo o organismo, para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade; As alternativas existentes para atingir o público de interesse e os governantes, defendendo as políticas de controle do tabagismo e melhorando a saúde pulmonar da população.
Em Pernambuco existem locais especializados em combate ao tabagismo:
Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde
Programa de Controle ao Tabagismo e Outros Fatores de Risco
Telefone: (81) 3184.0339
E-mail: tabagismope@gmail.com
Recife Secretaria de Saúde do Recife
CAP AD Centros de Atenção Psicossocial
Telefone: (81) 3355-2821
E-mail: saudementalad@gmail.com