Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Por: Carolina Aquino – Diretora de Gêneros e Raças
Declarado em 1976 pela Organização das Nações Unidas (ONU ) como o Dia internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a data de 21 de março relembra o massacre de Sharpeville, África do Sul, ocorrido em 1960, ocasião em que foram assassinadas, pelo governo do apartheid, 60 pessoas negras em protesto pacífico contra a obrigatoriedade de trazerem sempre consigo o “Livro de Passes”, documento que permitia o acesso às áreas administradas pelos brancos.
A promoção da igualdade racial em todas as esferas da vida pública e privada, nos níveis nacional e internacional, constitui prioridade para o Governo brasileiro. O Brasil não vislumbra futuro de paz e prosperidade sem a liberdade de não ser discriminado por sua origem, raça ou por preconceito de qualquer outra natureza.
A luta contra a discriminação racial ainda é latente nos dias atuais, que mesmo com todos os meios de esclarecimento disponíveis, o preconceito e a discriminação ainda são armas disparadas contra negros e negras, ferindo suas almas.
SEJA MELHOR, SEJA ESCLARECIDO, SEJA LIVRE DE PRECONCEITO!