Dia Internacional da Igualdade Feminina
A data 26 de agosto é marcada por movimentos sociais e políticos que lutam pela igualdade de gênero. Infelizmente, até os dias de hoje a sociedade de forma estrutural e machista, vem educando indivíduos com a lenda do feminismo como forma de luta pela superioridade/poder da mulher em relação ao homem, o que não é bem assim.
A celebração pela igualdade feminina é lembrada em várias partes do mundo, embora o dia tenha sido comemorado inicialmente nos Estados Unidos, o dia 26 de agosto representa mais um marco histórico das lutas das mulheres pelo direito ao voto feminino, direitos civis, representatividade política, políticas públicas de combate a violência contra as mulheres e direitos iguais aos dos homens.
Muito se sabe que em um tempo não tão distante, as mulheres não tinham direito ao voto, nem acesso à educação formal e o mercado de trabalho cruzava os braços para a presença feminina. O lugar da mulher na sociedade sempre foi visto exclusivamente pela ideia do casamento, dos serviços domésticos e da maternidade e essa data, além de reforçar um dia de lutas e conquistas é também de reflexão sobre as transformações que ainda estão em pauta para a plena equidade entre os gêneros. Uma incansável luta que está longe de acabar.