Declaração de apoio à greve dos trabalhadores dos Correios
Diante das inúmeras afirmativas do governo Bolsonaro, por meio do Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), os trabalhadores ecetistas decretaram o início de uma greve a partir do dia 11 de setembro.
Para Guedes, a venda dos Correios é a abertura prática de uma política de desinvestimento e desmonte do Estado, visando a abertura dos ativos do serviços públicos para grandes corporações privadas de fora do Brasil. Por isso, utiliza da receita tradicional para privatização, começando pelo sucateamento, difundindo a ideia de dificuldades operacionais, separando a consequência de sua causa.
Tal como acontece no metrô, que tem sido alvo dessa sabotagem há anos, um sucateamento denunciado pelo Sindmetro-PE e que tem o mesmo objetivo dos ECT, a entrega do patrimônio público para o capital privado.
A Empresa de Correios e Telégrafos tem uma infraestrutura difundida em todo o território brasileiro, seja nas capitais ou no Brasil profundo e pode cumprir um papel estratégico no desenvolvimento de uma política que traga inclusão social, fazendo políticas públicas chegar onde o capital privado não tem interesse de ir.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco declara o apoio a greve dos trabalhadores dos Correios, na defesa de um ECT público e estatal, além de melhores condições de trabalho e salários para a categoria.
Em defesa dos Correios!
Em defesa do Metrô!
14 de Setembro de 2019
Sindicato dos Metroviários de Pernambuco