Artigo: Os desafios na prevenção da saúde dos Metroviários/as
O diretor Daniel Fonseca escreveu um das dificuldades enfrentadas pela categoria, que contrariam as normas de segurança da saúde dos trabalhadores do Metrô.
No Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto, o diretor de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, Daniel Fonseca escreve o artigo: “Os desafios na prevenção da saúde dos Metroviários/as” falando das dificuldades enfrentadas pela categoria, que contrariam as normas de segurança da saúde dos trabalhadores do Metrô.
Artigo: Os desafios na prevenção da saúde dos Metroviários/as
Por Daniel Fonseca,
Estamos passando por um período de grandes desafios quanto a prevenção da saúde do trabalhador e melhores condições no ambiente de trabalho. Em meio a atual conjuntura política econômica em que o país passa, a falta de verba de investimento no sistema do metrô do Recife, provoca não só a queda na qualidade do transporte ofertado, como as péssimas condições de trabalho aos metroviários, afetando assim a saúde.
O metrô exige uma complexa organização para que tudo funcione de maneira sistemática, tornando-se imprescindível a participação dos funcionários para que o metrô funcione de maneira integral oferecendo assim o serviço de qualidade ao usuário.
O Sindmetro-PE, por sua vez, tem com objetivo o aprofundamento em questões importantes, como apontar as dificuldades e limitações na aplicação de instrumentos legais voltados para prevenção de acidentes, fiscalizar e orientar o trabalhador a superar dificuldades no campo da segurança e saúde, para isto o sindicato vem desempenhando esforços para formar parcerias, assim como foi fechado parceria com o Centro de Referencia de Saúde do Trabalhador-CEREST Recife e busca de Convênios com Universidades, juntamente com uma contínua fiscalização no ambiente de trabalho.
Atualmente, o Sindmetro vem trabalhando com registros de situações de trabalho , descrevendo em documentos legais para serem direcionados a Presidência, Gerencia de Recursos Humanos do Metrorec e orgãos fiscalizadores, tornando-se assim necessário um olhar crítico ao abordar os trabalhadores e a influencia do seu ambiente de trabalho, no que diz respeito à saúde e a qualidade de vida, tendo em vista que faz parte do cotidiano dos funcionários do Metrorec situações críticas, buscando compreender o contexto de trabalho da categoria.