Vice-Presidência do TST recebe lideranças sindicais
O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, recebeu nesta última quarta-feira (13) líderes de diversos sindicatos representantes de categorias de âmbito nacional. A reunião foi solicitada pelos sindicalistas para externar preocupação dos empregados de empresas públicas com as negociações coletivas após a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016, que limitou por 20 anos os gastos públicos.
O ministro elogiou a iniciativa dos sindicalistas de procurar o TST e abrir um canal antecipado de diálogo com a Vice-Presidência, que, por força do Regimento Interno do TST, tem a incumbência de conduzir as audiências de conciliação e as mediações sempre que solicitadas. Segundo ele, a oportunidade de verificar a situação dos trabalhadores das diversas categorias fora de um ambiente de negociação é elemento que auxilia muito o magistrado na condução de um conflito que porventura se imponha.
Destacando o período econômico delicado que o país atravessa, o ministro ressaltou que a Vice-Presidência está à inteira disposição dos representantes de todas as categorias profissionais, sindicatos e entidades patronais para, se solicitado, auxiliar nas negociações coletivas. A busca pela melhor solução para os conflitos, ressaltou, é papel jurisdicional da Justiça do Trabalho.
Fonte: http://www.tst.jus.br