Sindmetro/PE em prol do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio
Com a finalidade de diminuir os números de casos de suicídios, a campanha nacional do Setembro Amarelo, celebrada no dia 10 de setembro, teve início no Brasil no ano de 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Dia Mundial da Prevenção do Suicídio aconteceram na capital do país, em Brasília, mas já em 2016 várias regiões do Brasil aderiram participação ao movimento.
Segundo dados mundiais, no Brasil, a cada 45 minutos, acontece um suicídio. Esses dados indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, soma-se a 1 milhão de suicídios no mundo. Ocasionar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos de idade, além de crianças e adolescentes.
Durante o mês de setembro, em todo o país, são realizadas diversas atividades/ações governamentais e da sociedade civil voltada ao assunto, como: palestras nas escolas, encontros Intersetoriais, debates de conscientização aberto ao público em geral, além de fóruns de saúde mental.