Sindfer/NE completa 80 anos de luta e resistência
Sindmetro/PE parabeniza companheiros e companheiras que fizeram e fazem parte dessa categoria
O Sindmetro/PE parabeniza os companheiros ferroviários pelos 80 anos de existência do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Nordeste (Sindfer/NE).
O Sindfer/NE nasceu em 29 de maio de 1937, inicio do estado novo e em 1961 foram os Protagonistas do PUA (Pacto de Unidade e Ação) organização intersindical de Ferroviários, Maritimos e Portuários.
Nesse mesmo ano o Presidente do Sindfer/NE, Luiz Cláudio Braga, foi eleito Deputado Estadual. Com o golpe de 1964, algumas lideranças ferroviárias foram presas e torturadas. Em 1987 a oposição ferroviária ressurge e ganha as eleições com o companheiro Walmir Moraes, morto num acidente meses depois.
A Malha Nordestina foi privatizada em 01 de Janeiro de 1988 e a partir daí passa por uma realidade onde os ferroviários perderam espaço na estrutura socioeconômica brasileira devido a reestruturação do setor, desativação do transporte de passageiro, terceirização dos serviços, fechamento de estações e abandono das linhas.
O Sindfer, faz o enfrentamento às concessionárias ferroviárias. Faz parte dos sindicatos que negociam com as empresas públicas VALEC, e CBTU. O Sindmetro/PE reverencia todos os companheiros e companheiras que fizeram e fazem parte dessa categoria, que historicamente tem uma importância muito grande na formação do sindicalismo brasileiro.
– A Direção do Sindmetro/PE