Pela igualdade de direitos, pela liberdade de amar!
28 de junho, dia de luta, dia do Orgulho LGBTI
Por: Telma Barbosa – Diretora de Gêneros e Raças
28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex) Essa data é celebrada e lembrada mundialmente, porque marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, um local até hoje, frequentado por gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência, portanto, a repressão policial deu origem ao Dia do Orgulho LGBTI. Mas é também, um dia de luta e denúncia, contra o preconceito, contra a homofobia e é também dia de celebrar as conquistas do movimento contra a opressão.
De acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), em 2017, a cada 19 horas, uma pessoa foi morta por crimes motivados pela homofobia no Brasil, quase 450 assassinatos. O levantamento registrou o maior número de casos desde que o monitoramento anual começou a ser elaborado pelo grupo, que existe há mais de 30 anos. Pernambuco está na sexta posição no ranking dos estados mais violentos para os LGBTs. Os crimes de ódio contra a pessoa LGBT, ocorrem simplesmente quando os indivíduos são vitimados por causa da sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Infelizmente, a perseguição, discriminação e as violências contra seres humanos por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero não acabou. O Sindmetro/PE, apoia o movimento LGBTI, pela criminalização da homofobia e a favor da dignidade da pessoa humana, pelo bem estar de todos, pela igualdade de direitos e pela liberdade de amar!