Sindmetro-PE participa de audiência pública na Alepe sobre a precarização do transporte no Grande Recife

O Sindmetro-PE participa da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizada na manhã desta segunda-feira, 4 de março, de uma audiência pública. O tema será "Precarização do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife: medidas para reverter esse cenário". A proposta da audiência partiu do deputado Sileno Guedes (PSB), membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Alepe, e foi convocada pelo presidente do colegiado, deputado João Paulo Costa (PCdoB).

O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, explicou a necessidade de melhorias no sistema de Metrô do Recife. "Nosso Metrô está sucateado e a única opção que temos é a vinda de verbas de manutenção e de investimento para fazermos o Metrô voltar a ser referência no transporte público. O único que possui o aporte para isso é o Governo Federal, a privatização não resolve o problema e ainda prejudica ainda mais. Por isso, continuaremos lutando pela retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização e pela recuperação urgente do Metrô do Recife", disse.

Foram convidados representantes da Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura, do Grande Recife Consórcio de Transporte, do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e representantes dos usuários, estudantes, trabalhadores rodoviários e metroviários.