SINDMETRO-PE ENVIA MENSAGEM DIRETA AO PRESIDENTE LULA EM SALGUEIRO E CABROBÓ

Nesta quarta-feira, 28 de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Salgueiro para a assinatura da ordem de serviço de duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado.

Aproveitando a visita do presidente ao Sertão, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SINDMETRO-PE) promoveu uma ação de impacto: painéis de LED em Salgueiro e Cabrobó exibiram uma mensagem direta ao presidente:
“Lula, Bolsonaro privatizou o Metrô de BH. Teu governo vai entregar o Metrô do Recife? LULA, cumpra sua palavra de campanha! Metrô público: se privatizar, vai piorar! O que o metrô precisa é de INVESTIMENTO, não de VENDA!”

Contra a Resolução CPPI nº 324
Essa mobilização se dá em resposta à Resolução CPPI nº 324, que propõe uma reestruturação da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), permitindo a transferência da operação do Metrô do Recife para o Governo do Estado de Pernambuco, como etapa preparatória para sua privatização.

O SINDMETRO-PE repudia essa medida, considerada um ataque frontal aos direitos dos trabalhadores e ao direito da população a um transporte público, acessível e de qualidade.

"O presidente Lula é pernambucano. Ele sabe que aqui somos madeira que cupim não rói! Somos fortes na luta democrática e vamos a cada cidade de Pernambuco defender o metrô público, que é do povo pernambucano."
— Luiz Soares, presidente do SINDMETRO-PE

O que está no jogo
Luiz Soares segue com recado direto ao presidente, "Será que Lula vai ser lembrado como o presidente pernambucano que privatizou o Metrô do Recife, que atende toda a Região Metropolitana? O metrô de Recife não é só dos metroviários — é da população. Por isso, todos e todos, sejam trabalhadores ou usuários, devem se preocupar com esse processo de privatização que começou no governo Lula e pode ser concluído por Raquel Lyra."

O metrô precisa de investimento, não de privatização, o sindicato denuncia os impactos que a privatização traria:
- Aumento da tarifa, afetando diretamente quem depende do transporte todos os dias;
- Fechamento de estações, principalmente nas áreas mais vulneráveis;
- Fim da Linha Diesel, que atende regiões com menor infraestrutura;
- Maior sucateamento do sistema, como já ocorreu em outras cidades.

"O que o metrô precisa é de investimentos, tarifa social, concursos públicos e expansão. Não de venda para o setor privado." — Direção do SINDMETRO-PE

« VOLTAR