Informativo da Comissão Paritária do ACE

A Comissão Paritária do Acordo Coletivo Especial (ACE) teve uma agenda bastante extensa e intensa com muitas expectativas na manhã da terça-feira, 28 de fevereiro. Uma reunião foi realizada no gabinete do Deputado Federal Carlos Veras (PT-PE) para tratar de algumas agendas. Mais uma vez, o parlamentar foi bastante solícito, comprometendo-se com a nossa categoria metroferroviária.

Logo após, o encontro foi no gabinete da Senadora Teresa Leitão (PT-PE), onde nos reunimos com a senadora e o chefe do gabinete, Sr. Carlos Abicalil, para apresentar os desejos da nossa categoria e discutir como a parlamentar pode contribuir nas articulações políticas. Após ouvir as demandas da comissão paritária, Teresa, mais uma vez, afirmou que contribuirá com as lutas do sindicato e empenhará esforços para que a comissão tenha êxito no ACE.

Em seguida, após a pausa para o almoço, nos reunimos com o chefe do gabinete da Deputada Federal e Presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, Sr. José Zunga. Na ocasião, foram apresentadas todas as tratativas do ACE e discutidos os avanços e os pequenos empecilhos. Zunga, imediatamente, entrou em contato com vários de seus contatos, facilitando a abertura de caminhos para o fechamento do nosso ACE e o período pós-acordo, ou seja, a retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND).

Na última reunião do dia, ocorrida no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), participaram representantes do Ministro Luiz Marinho, os assessores Lene, Ronaldo Crispim e Edimilson, todos do MTE. Os representantes informaram que todos os ministérios envolvidos com o ACE participaram da última reunião interministerial e que há avanços na perspectiva da assinatura do ACE, destacando que são necessários pequenos ajustes para que até o início do próximo mês haja uma proposta mais concreta.

Participaram dessas reuniões da comissão o Presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, a Coordenadora do ACE, Mônica Holanda, o Presidente do Sindicato dos Ferroviários do RN, Jorge Luiz, e o Representante da CBTU, Renato Mayrink.