Em reunião com a Superintendência da CBTU, Sindmetro-PE cobra ações na busca de verbas
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) se reuniu na manhã desta segunda-feira (12) com a Superintendência da CBTU/STU-REC, Carlos Ferreira STU, Augusto Lima GIOPE, DORIVAL Martins GIMAN, Sávio e Diogo Santos COOFI, para tratar dos problemas enfrentados pela população em relação ao sucateamento sofrido pelo metrô e de outras demandas da categoria.
O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, pontua a situação atual do sistema, com várias quebras de composições que aumenta os intervalos de tempo, quedas constantes de rede aérea, via insegura e outras.
Portanto, a necessidade da busca de recursos para investimento no metrô, “mesmo sabendo que não é papel do Sindicato e sim da CBTU, mas estávamos em Brasília-DF, atrás de recursos, pois não é possível atender a população com qualidade, do jeito que se encontra o metrô do Recife. Precisamos garantir que as verbas cheguem para a manutenção dos trens”. Só assim vamos atender a população usuária do metrô do Recife com qualidade, oferecendo intervalos menores entre uma composição e outra.
O Superintendente da CBTU, Carlos Ferreira, informou que já está nos cofres da empresa R$ 10 milhões que serão aplicados em demandas urgentes, e que é aguardado, vindos de parte da defesa civil mais R$ 43 milhões que virão para melhora dos serviços. Desses 43 milhões, 4 milhões serão utilizados para cobertas das estações.
A segurança dos profissionais do metrô foi um tema defendido pelo Sindicato. O vice-presidente Assis Filho, questionou os problemas que vem ocorrendo e ameaçam a integridade física de funcionários, em dias de jogos e datas comemorativas, quando aumenta o número de usuários, momentos de quebra de trens e que o sistema entra em estado de atenção, na busca de solução para resolver o problema. “Precisamos de um protocolo de redução de danos. É urgente!”.
De acordo com o que foi informado pela CBTU, a Linha Centro está operando com dez composições e seis composições na Linha Sul, mas sabemos que esse número pode ter alterações, devido a problemas mecânicos que os trens sofrem com a falta de peças para a manutenção, pois não há verbas vindas do Governo Federal. Foi repassado um prazo que em janeiro, o metrô esteja rodando com 12 composições na Linha Centro, 8 composições na Linha Sul e 3 VLTs na Linha Diesel.
Também foi solicitado que se crie um protocolo por parte da empresa, informando que a liberação dos ASOs no terminal de Camaragibe, no caso em que os profissionais de segurança não estarem no local. Essa medida é uma forma de proteger os funcionários que são a primeira linha da empresa diante da população.
A empresa foi questionada pela direção do SINDMETRO-PE sobre possíveis mudanças tanto com a escala de trabalho dos chefes de postos, transferência do NAP para Recife, chefes de postos em duas estações e o horário de entrada matinal nas estações, tendo em vista as dificuldades de deslocamentos para as estações para pegar o primeiro trem de funcionários.
A mesma falou que vai transferir o NAP para Recife devido ao projeto anterior, que isso é para melhorar os trabalhos do setor e que eles irão executar apenas as atividades do NAP. Com relação aos chefes de postos em duas estações, isso é um estudo. A direção do sindicato disse que deva manter da forma que está e qualquer tentativa de mudança devemos conversar antes, ou seja, chefes de posto, sindicato e empresa.
O Sindmetro-PE questionou a empresa devido algumas alterações realizadas em algumas oficinas que vem prejudicando os trabalhadores.
Na ocasião, o sindicato argumentou dizendo que tais alterações causa prejuízo aos trabalhadores atingidos e que a empresa revisse suas posições. Caso não altere suas posições, a empresa será acionada na justiça de acordo com as reclamações vindo da categoria.
Estiveram na reunião, além do presidente Luiz Soares e do vice Assis Filho, os diretores: Angelio Gomes (Jurídico), Natalício (Comunicação e Imprensa), Telma Barbosa (Gênero e Raça), Daniel Fonseca (Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente) e Risolene Nascimento (suplente Formação Política).
« VOLTAR