Durante dois dias, Sindmetro-PE fortalece luta da categoria em Seminário de Gestão e Planejamento

O Sindmetro-PE realizou, entre os dias 4 e 5 de julho, no auditório da sede do sindicato, um Seminário de Gestão e Planejamento com diretores e sindicalizados. O evento contou com debates políticos, informes e formação sindical. Além disso, o momento foi de união e fortalecimento da categoria que defende e coloca para funcionar o metrô do Recife.

PRIMEIRO DIA

Na sexta-feira, dia 4, a abertura do seminário trouxe uma análise de conjuntura política nacional e internacional, com mediação do presidente da CTB-PE, Hemilton Bezerra e Paulo Rocha, presidente da CUT-PE. O debate elencou o cenário geopolítico e as ameaças aos direitos da classe trabalhadora com o crescimento do neoliberalismo.

Ainda no primeiro dia de seminário, uma mesa de debate foi instalada para abordar os desafios da luta contra a privatização da CBTU. Para compor a mesa, estiveram o professor e militante David Cavalcante (UFPE), e os membros da diretoria, Quezia Cordeiro e Joedson Silva. Em pauta o assunto central foi a omissão do governo federal com o risco de privatização do metrô do Recife.

Durante a tarde do primeiro dia do Seminário de Gestão e Planejamento, o Sindmetro-PE promoveu uma dinâmica de grupos para sistematizar propostas concretas no combate à privatização da CBTU/Metrorec. Ao final das apresentações, os grupos reforçaram a importância da construção coletiva e do protagonismo da base na formulação das estratégias. As propostas apresentadas serão sistematizadas e incorporadas ao plano de ação do sindicato.

Finalizando as atividades do dia, o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares destacou as lutas do movimento sindical pelos direitos sociais, trabalhistas e por um serviço público de qualidade. Ele enfatizou a batalha travada para que o metrô não se torne mercadoria na mão da iniciativa privada. Ele anunciou a realização de audiências públicas importantes para o futuro do sistema.

“Estamos em um momento crucial. Precisamos defender os empregos e retirar a CBTU do Plano Nacional de Desestatização (PND). Essa empresa é estratégica, atende milhões de pessoas, é patrimônio do povo e não pode ser entregue à lógica do lucro. Vamos intensificar nossa mobilização com audiências públicas e propostas de gestão que respeitem o usuário e os trabalhadores.”, disse.

SEGUNDO DIA

No segundo dia do Seminário, realizado no sábado (5), a programação teve início com a apresentação da situação financeira do sindicato. A mesa, composta pelo diretor de administração e finanças, Erwin Araújo e pelos diretores Leandro Félix e Tatiany Siqueira, trouxe dados atualizados sobre as finanças do Sindmetro-PE, possibilitando à categoria esclarecer dúvidas, compreender o orçamento da entidade e debater os impactos diretos na atuação sindical.

Durante a tarde, foram formados 3 grupos traçar algumas ações das pastas que compõem a diretoria executiva do sindicato, como Jurídico, Administração e Finanças (Grupo 1), Saúde do(a) Trabalhador(a) e Meio Ambiente e Gêneros e Raças (Grupo 2) e Pesquisa e Tecnologia, Formação Político-Sindical e Cultural, Estudos Socioeconômicos (Grupo 3). Ao fim do debate, as equipes apresentaram propostas que vão ser prioridades para a carta programa.

O vice-presidente do Sindmetro-PE, Thiago Mendes avaliou os dois dias de atividade sindical.

"Esse seminário serve para organizar a luta, organizar as articulações que a gente vai fazer direcionadas as políticas contra a privatização e defesa dos metroviários. Sua realização é fundamental para que a gente saia organizado da melhor forma possível para os próximos desafios que vão surgir para a categoria." , comentou.

Segundo ele, a estrutura proposta neste seminário visa a organização durante o triênio, no entanto, uma reavaliação pode ocorrer durante a execução.

"A ideia é que essas ações sejam para os próximos três anos, mas isso não impede que a gente reavalie como é que está acontecendo a execução e redefinir os passos." , finalizou.

Nos dois dias de sua realização, o Seminário de Gestão e Planejamento realizou integração, formação e alinhamento da direção do sindicato com os anseios da base, eventos como esse, segue reafirmando o compromisso do Sindmetro-PE com a construção de um metrô público, estatal, de qualidade e com trabalhadores valorizados.

« VOLTAR