Dia Internacional da Síndrome de Down

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 não é uma doença, mas sim uma condição genética! Trata-se da presença de um cromossomo extra. Isso significa que as pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos em suas células, em vez de 46, como a maioria da população, e essa alteração ocorre na concepção.

No dia 21 de março, comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down, e a escolha da data foi proposta pelo Brasil; em 2011, foi aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil. Porém, apesar de todo o conhecimento em relação à SD, ainda existem muitas dificuldades quanto à inclusão dessas pessoas na sociedade. Uma pessoa com Trissomia do Cromossomo 21 não é impedida de ter uma vida alegre, com responsabilidades e objetivos, e possui as mesmas necessidades sociais, emocionais e de realização que todos nós.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da inclusão, equidade e respeito em nossa sociedade. O Sindmetro-PE entende que precisamos transformar o olhar da sociedade para entender o processo de inclusão de todos os indivíduos, independentemente de suas características. Para que a inclusão aconteça na prática, no dia a dia, precisamos eliminar toda forma de preconceito, pois o capacitismo prejudica o sonho de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

Telma Barbosa – Diretora de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da FENAMETRO

Daniel Fonseca – Diretor de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Sindmetro-PE.

« VOLTAR