Audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife debate a defesa do metrô público

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) presidiu a audiência pública na Câmara Municipal do Recife para discutir os impactos sociais, econômicos e urbanos da possível privatização do Metrô do Recife.

Na abertura, Cida ressaltou a importância do sistema metroviário como um direito público fundamental e um serviço essencial à mobilidade da população trabalhadora da Região Metropolitana, "não podemos aceitar que o presidente Lula ceda à lógica privatista e entregue o metrô do Recife à iniciativa privada. Esse sistema pertence ao povo pernambucano e deve permanecer sob controle estatal, com mais investimentos e gestão pública de qualidade”, afirmou a vereadora.

O presidente do Sindmetro-PE e da FENAMETRO, Luiz Soares, reforçou o posicionamento das entidades contra a privatização e anunciou uma agenda nacional de mobilização. “No dia 17 de junho, teremos uma reunião com a Secretaria-Geral da Presidência da República e com o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Lá, vamos afirmar com clareza: não aceitaremos a privatização do metrô. Que não seja no governo do presidente Lula que se entregue o metrô ao capital privado”, declarou.

Cida também destacou que a audiência resultará em um documento oficial com as deliberações do debate, que será encaminhado às autoridades federais, incluindo o próprio presidente da República. “Podem contar com meu mandato nessa luta. Estaremos juntos com os trabalhadores, usuários e movimentos sociais na defesa de um transporte público acessível, eficiente e verdadeiramente comprometido com a dignidade da população”, completou.

A audiência contou com a participação de representantes de entidades sindicais, movimentos sociais, usuários e da deputada estadual Dani Portela PSOL, que assumiu o compromisso de realizar uma nova audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco, também em defesa do metrô público e contra sua privatização.

« VOLTAR