8 de Março é um dia para se comemorar!

A luta da mulher por igualdade, por respeito não é de agora, ela já dura séculos! Desde as bruxas, mulheres livres, inteligentes e à frente de seu tempo, que enfrentavam o patriarcado e a igreja, passando pelas sufragistas e chegando à constituição de 1988 que declara que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”.

Em 2006 A Lei 11.340/06, Lei Maria da Penha que define a violência doméstica como crime, e a aprovação da lei 13.104/15, a Lei do feminicídio, crime reconhecido como homicídio qualificado. Chegando a 2018 com a aprovação da lei 13.718/18 que caracteriza assédio como crime, e em 2021 da lei 14.192/21 que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher, que é toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar seus direitos políticos. Foi um longo caminho percorrido, onde nossos direitos foram conquistados com muito enfrentamento, degrau por degrau, nossa luta é permanente e vamos continuar resistindo e avançando. Vivemos num país capitalista, patriarcal, onde a supremacia masculina prevalece, na vida social, religiosa, econômica e também política, e esse tipo de comportamento naturaliza desigualdades e violências.

Nós mulheres, precisamos continuar porque muito já conquistamos, mas ainda temos muito a conquistar! A pasta de Gêneros e raças, está junto à todas as mulheres metroferroviárias na resistência por um mundo melhor para nós, nossas filhas, netas, irmãs, amigas, por todas nós mulheres Cis e Trans. Hoje, a Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras, convida todas e todos a participar do grande ato e caminhada em comemoração ao dia Internacional da Mulher, com concentração às 15h na Praça 13 de Maio.

Ato Político Pela Vida de todas as mulheres

Hoje, sexta-feira, 8M
Concentração 15h
Saída 17h
Local: Parque 13 de Maio, Recife

Telma Barbosa
Luis Paulo Dandrada

« VOLTAR