Nota de Repúdio
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco repudia a atitude da Ministra Damares Alves, de extinguir no último dia 19 de agosto, seis órgãos colegiados ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
A extinção dos Comitês de Gênero Janaína Romão, o de Diversidade e Inclusão; os Comitês para a Desburocratização, o de Convênios e Contratos Administrativos; o da Segurança da Informação e Comunicação e a Agenda de Convergência para a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes representa um retrocesso, em tempos de aumento nos casos de violência contra a mulher e o número de feminicídio.
Extinguir colegiados que executam políticas de combate e prevenção à violência bem como assistência e garantia de direitos as mulheres é uma afronta a dignidade de gêneros e um desrespeito a vida humana.
Destacando o elevado número de casos de assédio contra as mulheres em transportes públicos, não podemos ser coniventes com atitudes que prejudiquem tantas conquistas a exemplo da Lei da Importunação Sexual, que tipifica o crime de importunação sexual, caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência.
Na defesa da dignidade das mulheres e minorias atingidas por mais essa medida do governo Bolsonaro, através de sua ministra, que ataca direitos conquistados e fragiliza meios de combate a injustiças, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco torna pública essa nota de repúdio.
Sindicato dos Metroviários de Pernambuco
23 de agosto de 2019