Mês de outubro, data para reforçar a conscientização na prevenção do câncer de mama
Câncer de mama é o segundo tipo de doença mais frequente no mundo
A cada ano a campanha do Outubro Rosa vem aumentando, visando chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, reforçando a conscientização da sociedade e em especial as mulheres.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.
É importante reforçar que o autoexame das mamas através do toque, recomendado uma vez por mês, é a maneira mais popular e divulgada para detectar o câncer de mama. Mas nem sempre a doença pode ser percebida somente com o apalpar dos seios, axilas e fossas claviculares. O ideal também é fazer visitas anuais ao ginecologista e submeter-se ao exame de mamografia.
Mas como surgiu essa campanha do Outubro Rosa?
O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao câncer de mama. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra essa doença no país.
A ideia do laço rosa foi lançada pela Fundação “Susan G. Komen for the Cure” e os laços foram dados aos participantes da primeira “Corrida pela Cura”, evento realizado em Nova Iorque, em 1990.
No Brasil, a primeira campanha aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou ainda mais força e várias cidades brasileiras abraçam essa causa até hoje.