Homologação do Acordo Coletivo
Sindmetro/PE e demais Sindicatos participaram de Audiência no TST
Dirigentes do Sindmetro/PE participaram, juntamente com os demais Sindicatos, de Audiência no Tribunal Superior do Trabalho, na tarde dessa quarta-feira (20), para homologação do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 entre a CBTU e os Sindicatos de Base.
A audiência teve início às 14 horas e, após os protocolos de praxe, foram referendadas todas as Cláusulas Sociais, estando garantidas todas as conquistas dos acordos recentes com a inclusão de três cláusulas, o que implica em sucesso da bancada sindical no primeiro nível de negociação (não perder).
Quanto ao índice de reajuste, apesar das mais firmes discussões, a CBTU nada ofereceu, razão pela qual o pedido de 12,9% e mais 04 níveis foi encaminhado para a SDC (Seção de Dissídio Coletivo – Julgamento pelo Pleno do TST), com a observação de que o reajuste, quando concedido, seja retroativo a maio e aplicado às cláusulas econômicas.
Como não houve consenso sobre o índice de reajuste (que permanece zero pela empresa), o processo agora segue para contestação, depois vai para o Ministério Público e, só então, vai ser distribuído para o relator, quando finalmente será marcada a data para julgamento da Sessão de Dissídios Coletivos. Diante da possibilidade de que o julgamento pudesse ficar para fevereiro de 2018, nossos Dirigentes empreenderam esforços de modo que há uma forte tendência de que uma data seja agendada ainda para novembro de 2017.
Até o julgamento das cláusulas econômicas a Diretoria do Sindmetro/PE vai acompanhar de perto o processo, subsidiando o relator com informações, planilhas e projeções que demonstram a necessidade da reposição das perdas da categoria no período.
A Diretoria do Sindmetro/PE parabeniza aos companheiros e companheiras da base que estiveram presentes na sede do Sindicato acompanhando o desenrolar da audiência que se encerrou às 15:40h.