Dia Nacional de Combate ao Fumo
A data comemorada no dia 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de conscientização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo cigarro.
O dia foi criado em 1986 pela Lei Federal de número 7.488 e a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Acredita-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do consumo de tabaco.
Segundo pesquisas, o cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura de consumo. Somente na fumaça desse produto, por exemplo, pode ser encontrada mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas.
Os nãos fumantes, que respiram a fumaça do cigarro e que são conhecidos como fumantes passivos, têm risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas em 25 a 30%. Para aqueles que param de fumar, após um ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
O tabagismo é responsável por mais de dois terços dos casos de câncer de pulmão é a principal causa de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o tabagismo também piora os sintomas da asma.
Para os que pretendem parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante tratamento gratuito, disponibilizando medicamentos, além de fornecer acompanhamento profissional.
Em Pernambuco existem locais especializados em combate ao tabagismo:
Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde
Programa de Controle ao Tabagismo e Outros Fatores de Risco
Telefone: (81) 3184.0339
E-mail: tabagismope@gmail.com
Recife Secretaria de Saúde do Recife
CAP AD Centros de Atenção Psicossocial
Telefone: (81) 3355-2821
E-mail: saudementalad@gmail.com